A utilização de filmes parece ser bastante atrativo para os alunos e tem uma grande a função pedagógica que é a interdisciplinaridade. Temos trabalhado bastante esse recurso pedagógico e percebemos o envolvimento de alunos e alguns professores nessa ação.
A possibilidade de trabalhar diversos gêneros cinematográficos de épocas e estilos diferentes traz uma riqueza inquestionável para a sala de aulas, professores das diversas áreas podem planejar juntos suas atividades e os alunos com um só vídeo realizarem atividades de duas ou mais disciplinas.
Muitas vezes o telespectador não percebe como pode ser manipulado através de um vídeo e sofre influências inegáveis na formação de seu caráter e de sua personalidade. O professor pode e deve usufruir do vídeo como recurso de ensino-aprendizagem que leva os alunos a interpretação, considerando que a interpretação é um processo de construção de sentidos, de significação, diferenciado do ato de decodificação, pois os sentidos não estão ligados somente a símbolos lingüísticos, mas a vivência de sua realidade.Assim toda a temática planejada pelos professores deve partir da realidade dos alunos, de suas experiências, de seus conhecimentos prévios, suas expectativas e deve instigar a curiosidade deles em relação ao assunto a ser tratado.
Paulo Freire, o maior educador dos últimos tempos, defendeu essa idéia da valorização das riquezas que o aluno traz consigo.
As atividades a serem realizadas pelos educandos devem provocar um questionamento que os deixem intrigados, inquietos e interessados em buscar respostas para suas dúvidas. Segundo Galileu, os verdadeiros mestres não são os que ensinam as respostas, mas aqueles que mostram o caminho para chegar até elas.
Sugestão de Filme:
1. Elisabete História (Absolutismo Monárquico);Língua Portuguesa (Produção de Textos – Resenha)
2. Tempos ModernosLíngua Portuguesa (Modernismo)História (Revolução Industrial)
3.O Nome da RosaHistória (Idade Média)Filosofia