terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PROJETO CONVERSA SÉRIA

É um projeto que visa amenizar a problemática da indisciplina dentro da sala de aula. Tendo as referidas etapas:

  1. Sondagem com os professores dos alunos indisciplinados.
  2. Reunião com equipes de alunos de uma sala específica, escolhidos aleatoriamente, nessa conversa é confeccionado um relatória, confrontado as solicitações de professores a alunos.
  3. Conversa com os alunos indisciplinados citados por professores e alunos.
  4. Mapeamento das salas.
  5. Reunião com representantes de salas para analisar o andamento do mapeamento das salas e ouvir as solicitações dos mesmos.

O projeto está inserido em um processo de reorganização do cotidiano escolar no qual a coordenação objetivou no seu plano de gestão.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: VÍDEOS

A utilização de filmes parece ser bastante atrativo para os alunos e tem uma grande a função pedagógica que é a interdisciplinaridade. Temos trabalhado bastante esse recurso pedagógico e percebemos o envolvimento de alunos e alguns professores nessa ação.
A possibilidade de trabalhar diversos gêneros cinematográficos de épocas e estilos diferentes traz uma riqueza inquestionável para a sala de aulas, professores das diversas áreas podem planejar juntos suas atividades e os alunos com um só vídeo realizarem atividades de duas ou mais disciplinas.
Muitas vezes o telespectador não percebe como pode ser manipulado através de um vídeo e sofre influências inegáveis na formação de seu caráter e de sua personalidade. O professor pode e deve usufruir do vídeo como recurso de ensino-aprendizagem que leva os alunos a interpretação, considerando que a interpretação é um processo de construção de sentidos, de significação, diferenciado do ato de decodificação, pois os sentidos não estão ligados somente a símbolos lingüísticos, mas a vivência de sua realidade.Assim toda a temática planejada pelos professores deve partir da realidade dos alunos, de suas experiências, de seus conhecimentos prévios, suas expectativas e deve instigar a curiosidade deles em relação ao assunto a ser tratado.
Paulo Freire, o maior educador dos últimos tempos, defendeu essa idéia da valorização das riquezas que o aluno traz consigo.
As atividades a serem realizadas pelos educandos devem provocar um questionamento que os deixem intrigados, inquietos e interessados em buscar respostas para suas dúvidas. Segundo Galileu, os verdadeiros mestres não são os que ensinam as respostas, mas aqueles que mostram o caminho para chegar até elas.
Sugestão de Filme:
1. Elisabete História (Absolutismo Monárquico);Língua Portuguesa (Produção de Textos – Resenha)
2. Tempos ModernosLíngua Portuguesa (Modernismo)História (Revolução Industrial)
3.O Nome da RosaHistória (Idade Média)Filosofia

Breve HIstórico

A Escola de Ensino Médio Professor Otávio Terceiro de Farias localiza-se no Município de Fortaleza, Estado do Ceará, no Bairro Prefeito José Walter.
Atualmente trabalhamos com cerca de 1300 alunos distribuídos nos três turnos, abrangemos uma clientela de 15 bairros do entorno do José Walter.
A Escola tem mais de três décadas de funcionamento com um trabalho reconhecido pela comunidade pelos bons resultados em vestibulares e concursos diversos.
Alguns de seus Professores e Coordenadores foram alunos da Escola, portanto têm um vínculo muito forte com ela e com os outros profissionais que aqui trabalham.
Temos uma estrutura física boa com treze salas de aulas, uma sala de vídeo, três laboratórios de informática, um laboratório de ciências, biblioteca, sala de multimeios, sala de professores ampla, banheiros de alunos, banheiros de funcionários, conzinha, cantina, sala para mecanografia, secretaria, quadra de esportes, pátio amplo, estacionamento.
Temos um trabalho pedagógico voltado para uma formação integral do aluno com a participação das famílias no processo de aprendizagem, bem como nas decisões sobre a utilização de recursos financeiros.
Venha Conhecer o Otavio!

PROJETOS ESCOLARES

1. PROJETO CONVERSANDO COM A FAMÍLIA;

2. PROJETO INTERDISCIPLINAR (LÍNGUA PORTUGUESA E HISTÓRIA);
  • Joaquim Nabuco: sua vida sua história.
  • O Ceará tem disso sim.

3. PROJETO IGUALDADE DE GÊNEROS (BIOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA)
  • Nota: os projetos são executados pelos professores em efetiva regência de sala e coordenados pelos professores coordenadores de área e coordenação escolar.

4. APRESENTAÇÕES EM MOSTRAS CULTURAIS.